ATA DA TRIGÉSIMA TERCEIRA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA TERCEIRA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA DÉCIMA LEGISLATURA, EM 12.12.1991.

 


Aos doze dias do mês de dezembro do ano de mil novecentos e noventa e um reuniu-se, na Sala de Sessões do Palácio Aloísio Filho, a Câmara Municipal de Porto Alegre, em sua Trigésima Terceira Sessão Extraordinária da Terceira Sessão Legislativa Ordinária da Décima Legislatura. Às vinte e uma horas e vinte e sete minutos foi realizada a chamada, sendo respondida pelos Vereadores Adroaldo Corea, Airto Ferronato, Antonio Hohlfeldt, Artur Zanella, Clóvis Ilgenfritz, Cyro Martini, Décio Schauren, Dilamar Machado, Edi Morelli, Elói Guimarães, Gert Schinke, Giovani Gregol, Isaac Ainhorn, Jaques Machado, João Dib, João Motta, José Valdir, Lauro Hagemann, Leão de Medeiros, Letícia Arruda, Luiz Braz, Luiz Machado, Mano José, Nereu D’Ávila, Omar Ferri, Vicente Dutra, Vieira da Cunha, Wilson Santos, Wilton Araújo, Mário Fraga, Heriberto Back e João Bosco. Constatada a existência de “quorum”, o Senhor Presidente declarou abertos os trabalhos e iniciada a ORDEM DO DIA. A seguir, apregoou Requerimento do Vereador João Dib, solicitando a renovação da votação da expressão “que o requereu”, constante do artigo 10 do Substitutivo nº 01 aposto ao Projeto de Lei Complementar do Legislativo nº 32/90. Em Discussão Geral e Votação foram aprovados o Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 13/91 e a Emenda nº 01 a ele aposta, e o Projeto de Lei Complementar do Legislativo nº 08/91 e as Emendas nºs 01 e 02 a ele apostas. Ainda, foram aprovados Requerimentos dos Vereadores Clóvis Ilgenfritz e José Valdir, solicitando que o Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 13/91 e o Projeto de Lei Complementar do Legislativo nº 08/91, respectivamente, sejam dispensados de distribuição em avulsos e interstício para suas Redações Finais, considerando-as aprovadas nesta data. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrados os trabalhos às vinte e uma horas e quarenta e seis minutos, convocando os Senhores Vereadores para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental. Os trabalhos foram presididos pelo Vereador Antonio Hohlfeldt e secretariados pelo Vereador Leão de Medeiros. Do que eu, Vereador Leão de Medeiros, 1º Secretário deste Legislativo, determinei fosse lavrada a presente Ata que, após lida e aprovada, será assinada por todos os Senhores Vereadores presentes.

 

 


O SR. PRESIDENTE (Antonio Hohlfeldt): Estão abertos os trabalhos da 33ª Sessão Extraordinária.

Apregoamos a renovação de votação, por parte do Ver. João Dib, do Destaque da expressão “que o requerer”, no art. 10, do Substitutivo nº 1. Está apregoado. Poderá entrar na votação da próxima Sessão o Requerimento, e a votação propriamente, na Sessão seguinte.

 

O SR. ADROALDO CORRÊA: Sr. Presidente, o fato de ser apregoado um Requerimento de renovação numa Sessão Extraordinária não elide o direito de alguém apresentar, porque tinha esse direito, na Sessão Ordinária seguinte? Eu estou apenas pensando no caso do Ver. Vicente Dutra, que disse que ia recorrer de uma votação.

 

O SR. PRESIDENTE: A obrigação do Vereador é ficar em todas as Sessões, Ver. Adroaldo Corrêa. Quando a situação se criar e o Vereador reclamar, nós resolveremos o problema. O que nós não vamos tirar é o direito do Vereador que permanece nas Sessões, conforme a sua convocação.

Havendo “quorum”, passamos à

 

ORDEM DO DIA

 

DISCUSSÃO GERAL E VOTAÇÃO

 

PROC. Nº 2788/91 – PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR DO EXECUTIVO Nº 013/91, que altera o § 1º do artigo 7º, o artigo 17, o artigo 18 e o artigo 25 da Lei Complementar nº 128, de 27 de novembro de 1985 e dá outras providências. (Proteção contra incêndio.)

 

Observação:

- Incluído na Ordem do Dia por força do art. 81 da LOM.

 

O SR. PRESIDENTE: Emenda nº 1, de autoria do Ver. Wilton Araújo. (Lê a Emenda nº 1.)

 

O SR. ELÓI GUIMARÃES: Sr. Presidente, considerando que o Ver. Wilton Araújo não se encontra presente, isso pode criar algum problema.

 

O SR. AIRTO FERRONATO: Um esclarecimento, Sr. Presidente. Não consegui entender se mantendo a mesma metragem como vai aumentando a altura.

 

O SR. PRESIDENTE: Esclarecidas as dúvidas, Ver. Airto Ferronato, a Vereadora Letícia esclareceu.

Em discussão. (Pausa.) Encerrada a discussão. Em votação. (Pausa.) Os Srs. Vereadores que o aprovam permaneçam sentados. (Pausa.) APROVADO.

Em votação a Emenda nº 01. (Pausa.) Os Srs. Vereadores que a aprovam permaneçam sentados. (Pausa.) APROVADA.

Requerimento de autoria do Ver. Clovis Ilgenfritz, solicitando seja o PLCE nº 013/91 dispensado de distribuição em avulsos e interstício para sua Redação Final, considerando-a aprovada nesta data. Em votação. (Pausa.) Os Srs. Vereadores que o aprovam permaneçam sentados. (Pausa.) APROVADO.

 

DISCUSSÃO GERAL E VOTAÇÃO

 

PROC. Nº 0526/91 – PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR DO LEGISLATIVO Nº 008/91, de autoria do Ver. José Valdir, que regulamenta o artigo 241, § 1º da Lei Orgânica do Município e dá outras providências. Com Emenda.

 

Observação:

- Incluído na Ordem do Dia por força do art. 81 da LOM.

 

O SR. PRESIDENTE: Em discussão. (Pausa.) Encerrada a discussão. Em votação o Projeto com ressalva das Emendas nºs 1 e 2. (Pausa.) Os Srs. Vereadores que o aprovam permaneçam sentados. (Pausa.) APROVADO.

Em votação a Emenda nº 01. (Pausa.) Os Srs. Vereadores que a aprovam permaneçam sentados. (Pausa.) APROVADA.

Em votação a Emenda nº 02. (Pausa.) Os Srs. Vereadores que a aprovam permaneçam sentados. (Pausa.) APROVADA.

Requerimento de autoria do Ver. José Valdir, solicitando seja o PLCL nº 008/91 dispensado de distribuição em avulsos e interstício para sua Redação Final, considerando-a aprovada nesta data. Em votação. (Pausa.) Os Srs. Vereadores que o aprovam permaneçam sentados. (Pausa.) APROVADO.

 

O SR. JOÃO DIB (Questão de Ordem): Qual a posição do Projeto de Resolução para a Ordem do Dia de amanhã?

 

O SR. PRESIDENTE: Vamos verificar, Vereador.

 

O SR. DÉCIO SCHAUREN: Pergunto se não haveria possibilidade de votarmos o Projeto da folha 10.

 

O SR. PRESIDENTE: Não havendo concordância, a Mesa não acolhe o pedido.

Srs. Vereadores a Mesa vai fazer a seguinte orientação, buscando dar respaldo a Projetos que nós entendemos que, por motivos de Administração, devam ter deliberações prévias do Plenário. São os seguinte os Processos que irão ser os primeiros na Sessão matinal de amanhã: são três, os de folhas 10, 13, 12. Os restantes ficarão para a parte da tarde.

 

O SR. ADROALDO CORRÊA (Questão de Ordem): Eu tenho uma preocupação com o seguinte: se está contemplado, porque seria importante, o da Lei, o que modifica a Lei de Diretrizes Orçamentárias o prazo de apresentação ao Executivo à Câmara de Vereadores ele tem que cumprir duas Sessões de votação com 2/3 da Câmara de Vereadores, se for aprovado. Então nós teríamos que prever... É o Proc. nº 2691/91...

 

O SR. PRESIDENTE: Vereador o Processo está na Ordem do Dia de amanhã, pela manhã. A Mesa foi bem clara, Vereador, e não vai mudar a orientação de que não aceitará Requerimentos de troca de ordem de Projetos. Salvo situações muito específicas, se for o caso, reconsideraremos.

 

O SR. ADROALDO CORRÊA: Estaria ponderando à Mesa que tendo este Projeto a necessidade de suas Sessões para confirmar a sua passagem.

 

O SR. PRESIDENTE: Vereador, se ele não influenciar problemas de 1992, o que nós faremos, Vereador, é manter estritamente essa ordem e incluí-lo, automaticamente, na Convocação Extraordinária de quarta e quinta, porque se começarmos a abrir ressalvas num e noutro vai ser um buracão. Vamos estudar o problema, mas em princípio a Mesa vai manter a decisão inicial, embora vá considerar a sua preocupação.

Senhores Vereadores, estamos encerrando os trabalhos dessa Sessão Extraordinária.

 

(Levanta-se a Sessão às 21h46min.)

 

* * * * *